Franquia


Franquia
O EMET INSTITUTO é hoje o maior instituto de pesquisa do país, presente em 10 capitais e 11 cidades, pensando na expansão de seus negócios e ambicionando atuar em todo o território brasileiro o EMET INSTITUTO abre oficialmente seu projeto de franquias para todo Brasil, inicialmente será apenas um franqueado por Estado, o que permite um enorme crescimento para o franqueado e um retorno de investimento muito mais rápido. Após a abertura de algumas unidades de franquia o EMET INSTITUTO irá colocar para venda as unidades próprias, que se tornarão franquias, esta iniciativa fará com que possamos nos dedicar 100% a assessorar nossos fraqueados e ao nosso CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO NACIONAL, sem falar na dedicação integral ao desenvolvimento e aprimoramento de nosso já consagrado sistema de pesquisa, o VOX e seus apps exclusivos para clientes e coletoras.

Os interessados devem enviar formalmente para o nosso email uma carta de interesse em ser franqueado, nesta carta de interesse deverá constar um resumo de sua experiência profissional, formação e dados completos pessoais e comerciais. Garantimos o sigilo absoluto de todas as informações fornecidas e que tais informações servirão apenas para consultas comerciais, para uma pré-qualificação como possível franqueado e que caso o processo seja recusado ou cancelado, todos seus dados serão excluídos de nossa base de dados. Os interessados deverão enviar email para fb@emetinstituto.com, se desejar maiores informações o nosso whatsapp (98) 98405-8405.

O que é Franchising?
Franchising é um sistema onde uma empresa - o Franqueador - cede a um terceiro - o Franqueado - os direitos de uso da Marca, Distribuição de produtos e/ou Serviços e utilização de um Sistema de Operação e Gerência de um Negócio.
Franchising é a união dos interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando o sucesso e o lucro mútuo.
A essência do Franchising está na parceria. O Franqueador é a empresa detentora da Marca, que idealiza, formata e concede a Franquia. O Franqueado é a pessoa, física ou jurídica, que adquire a Franquia. Assim, cabem às partes papéis distintos.

O Franqueador:
- Possui a experiência no Negócio.
- Detém os direitos do Negócio.
- Desenvolve tecnologia e “know-how”.
- Presta serviços e assessoria.
- Lidera pela competência.

O Franqueado:
- Tem a concessão para o Negócio, em um determinado território.
- Beneficia-se da experiência do Franqueador.
- Remunera o sistema pagando taxas e royalties.
- Obedece e preserva o Sistema de Franquia.
- Contribui para o aperfeiçoamento do Sistema.
Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias cresceu de forma consistente no Brasil nos últimos anos e tem sido um importante instrumento de descentralização dos segmentos de varejo e serviços, ajudando a marcas e novos negócios e conceitos para diversas regiões do País. No entanto, o Franchising também apresenta riscos inerentes a qualquer negócio. Neste sentido é importante destacar que: O FRANCHISING DIMINUI O RISCO EMPRESARIAL DOS FRANQUEADOS, MAS NÃO O ELIMINA COMPLETAMENTE. Um negócio Franqueado pode “dar errado” como qualquer outro.
Como qualquer empreendimento, o sucesso da Franquia dependerá de vários fatores, entre eles a competência administrativa, lidar com pessoas e ter empenho e dedicação do Franqueado ao dia a dia do seu negócio. Em uma operação de franquia, você trabalhará mais do que se empregado em alguma empresa.
Responda para você mesmo (a): Por que você quer uma Franquia?
Esta é a primeira pergunta que deverá fazer a si mesmo. Pesquisas realizadas pela ABF demonstram que 58% das pessoas procuram uma Franquia motivada pelo fator “segurança” (em minimizar riscos) e que 22% das pessoas desejam “suprir a falta de experiência”, em última análise, está ligada ao fator segurança (um sócio mais experiente minimiza riscos).

Portanto, analise enfaticamente o que o está motivando a buscar uma Franquia. Lembre-se que a busca por segurança não deve se transformar numa expectativa de eliminação total dos riscos do negócio.

Verifique se você pretende ser um Franqueado por um destes motivos:
· Acha que vai ficar rico rapidamente?
· Acha que vai trabalhar menos do que trabalha hoje?
· Pelo “status” que a marca vai lhe dar e pelo fato de se tornar um “empresário”?
· “Só” para investir?
· Para um parente cuidar do negócio (dar ocupação para alguém)?
· Por ser uma Franquia de baixo custo, um investimento pequeno?
· Por ser amigo ou parente do Franqueador?
Caso sua resposta seja SIM para algum desses motivos, lamentamos informar que estes são motivos enganosos para se optar pelo Franchising.


Vantagens para o candidato tornar-se um Franqueado:
Valendo-se da experiência comprovada do Franqueador, ao optar por uma Franquia você poderá, entre outras coisas:
· Associar-se a uma Marca consolidada e de prestígio.
· Participar de um conceito já testado na prática e com um modelo de negócios funcional baseado em processos de trabalho e regras de atuação que devem ser seguidas à risca.
· Receberá treinamento, transferência de conhecimentos boas práticas a ser seguidas bem como orientação para ter gestão da sua franquia. Cabe a você dedicar-se e aplicar no dia a dia.
· Diminuirá o tempo de implantação de seu negócio, cometendo menos erros, obtendo e recebendo orientação para proteger seu investimento.
· Terá assistência pré-operacional e de implantação para iniciar o negócio.
· Terá orientação e suporte operacional do Franqueador após a inauguração.
· Terá orientação para realizar suas campanhas de marketing para divulgar sua unidade, prospectar clientes, vender os cursos e formar turmas.
· Minimizará riscos operacionais e poderá investir com maior segurança
· Tem maior chance de sucesso.

Obrigações assumidas ao tornar-se um Franqueado:
Para ser um franqueado bem-sucedido você terá de seguir à risca as orientações da FRANQUEADORA, principalmente:
a) Participar ativamente dos treinamentos em todas as áreas administrativa/pedagógica da franquia EMET INSTITUTO;
b) Acompanhar e treinar sua equipe de colaboradores na área comercial, pedagógica e administrativa;
c) Relacionar-se bem com fornecedores, e principalmente com os clientes/clientes para que tudo em sua franquia funcione corretamente e com foco no sucesso desejado.
d) Estar presente no dia a dia do seu negócio, motivando e ajudando sua equipe na busca pelo sucesso e qualidade de atendimento.
e) Relacionar-se com respeito com a equipe da franqueadora;
Se você tem o desejo de ser independente, poderá ter dificuldades para cumprir padrões e processos estabelecidos pela FRANQUEADORA e talvez franquia não seja o melhor negócio para você no momento.
Portanto, ao optar pela compra da Franquia EMET INSTITUTO, leve em consideração, pondere, reflita, e reflita novamente se está de acordo e disposta a submeter-se aos seguintes pontos:
· Tem convicção e concorda que participará de um modelo de negócio com regras operacionais definidas e que não serão alteradas para lhe atender, devendo você submeter-se a este modelo e regras de negócios, que são propostas e alteradas somente pela FRANQUEADORA do EMET INSTITUTO.
· Terá sua exclusividade e território de atuação determinada pela FRANQUEADORA EMET INSTITUTO e nos limites contratuais.
· Terá menor grau de liberdade. A operação é de sua responsabilidade, mas o modelo do negócio não é seu, e sim da FRANQUEADORA EMET INSTITUTO.
· Terá obrigações, responsabilizando-se em cumprir as regras de negócio voltadas ao correto funcionamento das áreas: administrativa, comercial, marketing, pedagógica, relacionamento com clientes, ações sociais, e que caso não as cumpra, arcará com multas contratuais e ainda poderá ter seu contrato de franquia rescindido.
· Só efetuará mudanças em sua estrutura física ou poderá vender/transferir seu negócio sob condições restritas e com aprovação da FRANQUEADORA EMET INSTITUTO.
· Pagará royalties mensalmente sobre o faturamento bruto da sua unidade a FRANQUEADORA EMET INSTITUTO pelo direito de uso contínuo da marca e para manter-se na rede de franquias EMET INSTITUTO.
· Deverá usar somente o material didático homologado e fornecido pela Franqueadora diretamente ou por empresa por ela indicada sob pena de rescisão contratual e aplicação de multas e acionamento jurídico por quebra de direito autoral.

Além disso, tenha sempre em mente que:
§ Por melhor que a operação esteja estruturada, qualquer negócio tem risco.
§ Se você não se adapta ao trabalho em parceria, não adquira uma franquia. Em franchising, parceria é vital: parceria entre FRANQUEADORA e FRANQUEADO, entre o FRANQUEADO e sua própria equipe e dos FRANQUEADOS entre si.
§ Antes de optar por esta ou qualquer outra franquia, você deverá procurar obter o máximo possível de informações sobre cada negócio e cada operação.
§ Discuta o assunto com sua família e só adquira uma franquia, se tiver o apoio dela.
§ Leia com cuidado o modelo-padrão do Contrato de Franquia integrantes desta Circular de Oferta. Caso tenha qualquer dúvida, pergunte aos profissionais da FRANQUEADORA. Esclareça todas as suas dúvidas antes de firmar qualquer desses documentos ou assumir qualquer compromisso relacionado a franquia.
§ Na aquisição, implantação e operação da franquia, o risco é do FRANQUEADO. Portanto, não deixe alguém decidir por você. Investigue muito bem, antes de assumir a responsabilidade, que é só sua e de mais ninguém, de adquirir uma franquia EMET INSTITUTO.
Independentemente de sua decisão e do resultado do processo de seleção no qual você agora está envolvido, a equipe da FRANQUEADORA agradece seu interesse e sua disposição em investigar seriamente a oportunidade de tornar-se um FRANQUEADO da nossa rede.
Estamos seguros de que, na pior das hipóteses, você sairá desse processo com a certeza de que somos uma empresa profissional e, não pretendendo ser perfeita, estamos dispostos e trabalhamos ao máximo para oferecer aos nossos FRANQUEADOS o melhor em termos de apoio e orientação.