Elaboração, Gerenciamento e Execução de Projetos para o Setor Público


Elaboração, Gerenciamento e Execução de Projetos para o Setor Público

A Administração Pública no Brasil vem passando por algumas transformações. Nos últimos anos, os governos federais, estaduais e municipais vêm investindo um montante cada vez maior em programas sociais, de infraestrutura, saúde e educação, com a finalidade de atender a um número cada vez maior de pessoas e demandas da sociedade.

No entanto, para proporcionar e assegurar que esses investimentos sejam aplicados com qualidade e com a finalidade de atender às necessidades dos cidadãos, surge o questionamento se realmente os órgãos públicos estão equipados, estruturados e com recursos humanos capacitados para atender tal demanda e a resposta quase sempre é, NÃO!

O grande volume de recursos que os gestores públicos têm a responsabilidade de administrar necessita de projetos bem elaborados, para que sua execução seja correta e a finalidade seja atendida. A elaboração, o acompanhamento e o controle na execução dos projetos é de fundamental importância para uma boa e fiel gestão nos recursos públicos.

Seja no setor público ou no privado, está mais do que provado que há uma relação direta entre a qualidade e a gestão de um projeto, de um lado, e a economia de recursos e comprometimento com os prazos de entrega, de outro.

Embora nos últimos anos o conceito de gerenciamento de projetos tenha sido ouvido mais frequentemente nas repartições públicas, ainda há muito o que fazer para equilibrar todas as demandas que envolvem um projeto: escopo, prazo de entrega, orçamento, expectativa dos gestores e do cidadão, de modo geral.

No setor público, além de todas as dificuldades comuns da execução de qualquer grande projeto, ainda temos trabalhando contra, a corrupção, a burocracia e a péssima qualidade de mão de obra, associada a uma "estabilidade de emprego" que muitas vezes desmotiva servidores a fazerem o "algo mais", sem falar nas várias questões políticas que provocam desperdícios, atrasos frequentes e a aplicação de materiais de péssima qualidade.

O resultado com frequência é desastroso, pontes que ligam o NADA à LUGAR ALGUM, milhões gastos em canais que possuem obstruções impossíveis de serem transponíveis ou protegidas por leis ambientais, erros de projetos desastrosos que provocam quebra ou defeito em curto espaço de tempo.

A má gestão de dinheiro público ocorre em grande parte pela politicagem, a corrupção e a morosidade do poder público, que as vezes leva tanto tempo para executar um projeto que quando ele fica pronto já está obsoleto, dificilmente teríamos notícias de casos como o do parque eólico de R$ 300 milhões destruído pelo vento no Rio Grande do Sul, do píer turístico de R$ 72 milhões que não pode receber navios por causa de uma ponte no Rio Grande do Norte ou mesmo das mais de 22 mil obras públicas inacabadas em todo o país.

A Elaboração de projetos pela iniciativa privada para o setor público permite a aquisição por parte dos entes públicos de projetos elaborados por especialistas, além disso também podem ser contratados para o gerenciamento da execução, o que permite uma fiscalização externa livre dos vícios da máquina pública, permitindo maior agilidade em sua execução, sem falar na diminuição da corrupção de ponta a ponta.

Nossa empresa possui uma equipe multidisciplinar que nos permite atuar em várias áreas da ciência e na elaboração de projetos sofisticados e de alta complexidade. Nos especializamos em auxiliar os governos municipais e estaduais a buscarem recursos federais para suas demandas mais emergenciais, seja de saneamento, moradia, de saúde, infraestrutura ou de ação social.

Consulte sem compromisso um de nossos projetistas sobre as possibilidades para sua cidade ou estado. 

(98)98405-8405

(98)98405-8405